Foto: Fábio Pamplona

23 de novembro: Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCi). Em todo o Brasil, instituições de apoio à criança e ao adolescente com câncer engajam-se em diversas ações desta campanha, coordenada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). Em Sergipe, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realiza diversas ações, dentre elas a 1ª Corrida Infantojuvenil e a 4ª edição da Corrida e Caminhada da Avosos.

Segundo a psicóloga da Casa Tia Ruth de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer/Avosos, Raquel Bezerra, o DNCCI é um dia de conscientização criado para mobilizar a sociedade. “É um momento onde intensificamos a divulgação, disseminando informações, capacitando profissionais, esclarecendo sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, que é nossa maior bandeira. O diagnóstico precoce garante à criança um tratamento menos invasivo, com maiores chances de cura”, informa a profissional.

Foto: Fábio Pamplona

Além do diagnóstico precoce, conforme a assistente social da instituição, Sara Mônica, o apoio ao tratamento contra o câncer é fundamental. “É necessário que os pais e os profissionais vejam o diagnóstico de câncer como uma hipótese. São dois pontos principais que iremos trabalhar este ano no DNCCi: a importância do diagnóstico precoce e das melhorias no tratamento. Não há como se imaginar uma criança em tratamento contra o câncer morrendo por infecção hospitalar”, pontua a assistente social.

No dia 23, às 8h, na Unit Farolândia, será realizado o 1º Encontro Acadêmico sobre o Câncer Infantojuvenil. Haverá uma palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e apresentação da casa de apoio da Avosos. Também no dia 23, às 15h, na sede da Avosos, o oncologista pediátrico Dr. Venâncio Gumes Lopes fará uma palestra para os profissionais do município de Aracaju, como parte da parceria entre a instituição e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Médicos

A frase “Juntos somos heróis na luta contra o câncer infantojuvenil” estampa a camisa deste ano da Avosos pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil. Nas imagens, os oncologistas pediátricos Venâncio Gumes, Osvaldo Alves Neto, Ana Carolina, Pérola Barros e Rosana Cipolotti vestiram literalmente a camisa da campanha. A frase escolhida integra na prática, sem dúvida, a vivência diária de cada um deles na luta pela vida. Em todo o Brasil, instituições de apoio à criança e ao adolescente com câncer engajam-se em diversas ações desta campanha, coordenada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). O DNCCi alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Ensaio fotográfico

Pelas lentes dos talentoso Fábio Pamplona, dois assistidos pela Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) representam o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil (DNCCi), celebrado em 23 de novembro. Estefany Silva de Sousa (14) e Romeryto Batista Costa Júnior (10). A sessão de fotos foi realizada voluntariamente pelo profissional.

 

Foto: Ramon Ribeiro (2016)

Corridas e Caminhada Ainda em celebração ao DNCCi, a Avosos realiza, nos próximos dias 25 e 26, a 1ª Corrida Infantojuvenil e a 4ª Corrida e Caminhada da Avosos, com o tema ´Corra por uma Criança com Câncer´. Quem desejar se inscrever pode se dirigir à sede da Avosos (rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa). Segundo informações do gerente de Captação de Recursos da Avosos, Adeílson Chaves, os eventos se constituem como uma grande celebração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil e aos 30 anos da Avosos, além de serem importantes formas de captação de recursos. “A Corrida para adultos manterá a tradição do domingo de manhã, dia 26, com largada às 7h. É uma forma dos pais despertarem nas crianças o interesse pelo trabalho voluntário. É ainda uma oportunidade de conhecer a instituição e estimular o desejo de ajudar o próximo”, destaca o gerente.

Por Waneska Cipriano (Ascom/Avosos)
ascom@avosos.org.br