Hoje(01) e dia 15 deste mês, bem como nos dias 12 e 26 de abril, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realiza palestras como parte da Capacitação sobre o Câncer Infantojuvenil para profissionais das unidades básicas de saúde de Aracaju. O objetivo é falar sobre os sinais e sintomas da doença visando o diagnóstico precoce.

O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Logo mais, a partir das 14h, no auditório da Avosos, o oncologista pediátrico Dr. Venâncio Gumes Lopes fará uma palestra sobre o tema. A previsão é capacitar em média 35 pessoas por turma e promover palestras ao longo do ano, inclusive em outros municípios.

Segundo a assistente social Sara Mônica, a iniciativa da Avosos tem o objetivo de alertar os profissionais de saúde e a sociedade. “É muito importante identificar os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil com brevidade. Quanto mais rápido temos o diagnóstico, menos agressivo é o tratamento para a criança e maiores são as chances de cura”, informa a profissional, destacando que a instituição também disponibiliza a realização de exames através do Serviço de Oncohematologia Pediátrica (Sohep).