Setembro_DouradoMês destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e alerta para os sinais e sintomas da doença

Durante o mês de setembro, em todo o Brasil, acontece a campanha Setembro Dourado, criada para alertar quanto aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e a importância do seu diagnóstico precoce. Em Sergipe, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) realiza ações alusivas ao mês: participação no desfile do dia 7 de setembro, a partir das 8h (Marcha da Vitória: Heróis da Vida), Passeioterapia no Oceanário de Aracaju (dia 15, às 14h30), Passeiofisioterapia na praia (dia 22, às 8h), Yogabeneficente (dia 24, às 16h) nos lagos da Orla de Atalaia, palestra para estudantes no auditório da Avosos (dia 29, às 14h30) e palestra para estudantes no auditório do Senai (dia 30, às 9h).

Em nível nacional, as ações realizadas pela Avosos integram esta iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc), entidade que congrega 49 instituições espalhadas por todo o país. A campanha foi criada para chamar a atenção, por meio de ações preventivas e educativas, quanto à importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Segundo o gerente geral da Avosos e vice-presidente da Coniacc, Wilson Melo, o destaque do Setembro Dourado é um alerta às famílias e também um convite à mobilização social. “Dada a importância do diagnóstico precoce, escolhemos este ano o slogan ´Os sinais e sintomas valem ouro na vitória contra o câncer infantojuvenil´. O quanto antes a doença é descoberta, maiores são as chances de vencê-la. A Avosos levanta esta bandeira há anos e está inclusive entre as casas de apoio pioneiras nesta campanha. Precisamos divulgar ao máximo estas informações para aos nossos familiares, amigos, colegas, enfim, a toda sociedade”, informa Melo.

Setembro_Dourado_Foto_Sammir_Melo_Foto_3Sobre a doença

Segundo informações divulgadas pela Coniacc, o câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos) e os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).

Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e os sarcomas (tumores de partes moles).

Setembro_Dourado_Foto_Sammir_Melo_Foto_1De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.  Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano, em 2016 e em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210).

Para tentar reverter esse prognóstico, as instituições trabalham na divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Segundo o INCA, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, obtendo uma boa qualidade de vida.

Mais informações no hotsite: www.setembrodourado.org.br.