3O mundo vive uma crise de valores. Neste contexto, há profissionais que recebem a missão de ir muito além do trabalho técnico. São pessoas que se doam com amor a causas e que dedicam seu labor ao cuidar do próximo. Um desses exemplos é o pedagogo. Hoje, 20 de maio, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe rende homenagens aos educadores, tanto os que integram a família Avosos, quanto aqueles que trabalham fora das paredes da instituição.

A pedagoga Jussara Cristina, carinhosamente conhecida por ´Tia Ju´, informa que a Avosos desenvolve diversas atividades pedagógicas junto às crianças, a exemplo do acompanhamento das atividades escolares. “Realizamos também atividades de psicomotricidade com os pacientes que ficaram com sequelas, atividades de coordenação motora com crianças e adolescentes, oficinas pedagógicas, oficinas de arte e atividades relacionadas às datas comemorativas”, comenta a profissional.

1O mais importante, segundo Tia Ju, não são essas atividades. “As crianças e os adolescentes que frequentam esta Casa Tia Ruth/Avosos precisam, especialmente neste momento difícil da vida deles, de aconchego e carinho. Todos os profissionais da casa se envolvem neste sentido também. Eu, por exemplo, sinto inclusive uma sensibilidade maternal por todos eles”, revela Tia Ju.

Pedagogia_foto1O gerente geral da Avosos, Wilson Melo, ratifica que os profissionais da instituição, bem como os voluntários, envolvem com amor todos que chegam à Casa. “Além do atendimento profissional qualificado, a Avosos tem o privilégio de contar com seres humanos envolvidos com a causa do combate ao câncer. Cuidado, respeito e carinho são fundamentais no caminho para a cura desta doença. Parabéns aos nossos pedagogos”, destaca Melo.

 

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção” (Paulo Freire)