casinhafeliz_02A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos) vai entregar, até o final deste ano, mais oito residências reformadas por meio do Projeto ‘Casinha Feliz’. A iniciativa já existe há mais de 20 anos e traz uma visão ampla e acolhedora das atividades realizadas pela instituição junto a diversos parceiros da causa. Desta vez, por meio de parceria no valor de R$ 50 mil com o Instituto Ronald McDonald, a ação irá beneficiar famílias de crianças e adolescentes assistidos pela Casa Tia Ruth de Apoio a Criança com Câncer.

casinha_feliz_8Segundo informações da assistente social da Avosos, Sara Mônica Andrade, o Projeto proporciona aos assistidos um lar mais digno, a partir da reforma de ambientes, visando à qualidade de vida dos pacientes. “A Avosos reconhece, por meio do Casinha Feliz, que é preciso garantir à criança com câncer uma moradia que assegure proteção e bem-estar, enquanto requisitos indispensáveis para a promoção e recuperação de sua saúde. É uma contribuição fornecida para o tratamento e também para o pós tratamento. Assim, nosso objetivo é fornecer mais bem estar à criança e ao adolescente que busca a cura do câncer, bem com melhores condições durante o tratamento”, informa a profissional.

casinha_feliz_6No ano passado, por meio da parceria com a Fundação Telefônica, a Avosos reformou quatro casas, uma delas a de Thálita (10), residente no Assentamento 13 de Maio, município de Japaratuba. Para o pai da menina, Miguel Paulo dos Santos, a Avosos trouxe uma grande ajuda para sua família. “Para nós, que estávamos necessitando, foi uma excelente obra. É uma ajuda para preservar a saúde de minha filha. Tomara que muitas empresas se sensibilizem, não só a Fundação Telefônica, e que a Avosos consiga mais parceiros também para este trabalho”, celebra Santos.

Objetivo multidisciplinar

É por meio do setor de Serviço Social que a Avosos realiza um criterioso Relatório Social antes de decidir qual família será beneficiada pela ação, na qual são entregues materiais de construção para reforma das casas dos assistidos, bem como de móveis doados à instituição. Cabe à família, juntamente com a comunidade na qual está inserida, o trabalho de modificação e mão de obra. É ainda uma forma de engajamento social que objetiva ampliar os laços entre as famílias e os cuidados mútuos entre os cidadãos. Em 2014, por exemplo, o Projeto Casinha Feliz reconstruiu/construiu duas casas que antes eram de taipa.

casinhafeliz_01“Quanto mais a Avosos cresce, mais pessoas são ajudadas. Falamos aos nossos assistidos sobre higiene bucal, alimentação saudável e diversas outras áreas que juntas possibilitam uma maior qualidade de vida à criança e ao adolescente durante o tratamento contra o câncer. O Casinha Feliz faz parte deste objetivo multidisciplinar, pois um ambiente com salubridade e limpeza, por exemplo, fornece maiores chances de cura ao paciente”, informa Sara Mônica.

Waneska Cipriano (Ascom/Avosos)
ascom@avosos.org.br