Na tarde da última terça-feira, 10, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe – Avosos – por meio do Centro de Oncologia Dr. José Geraldo Dantas Bezerra, realizou um momento muito especial alusivo ao Dia das Mães para as pacientes que realizam tratamento na unidade ambulatorial.

O evento, organizado pela equipe interdisciplinar da clínica, reuniu mães e filhos no auditório da entidade com o objetivo de trabalhar a importância do papel materno como um recurso para o enfrentamento da doença.

“Nossas pacientes puderam externar o quanto este sentimento é importante para batalhar contra a doença. Além disso, falar o quanto é imprescindível o apoio dos filhos em um momento difícil. Essa troca acaba fortalecendo a vivência durante o tratamento”, declara a psicóloga Viviana Aragão.

Thaíse Daiane faz tratamento quimioterápico há mais de um ano. Durante a realização de exames para admissão em um novo trabalho, descobriu um câncer no pulmão. Ela encontra na mãe, família e amigos a força para continuar lutando contra a doença. “Este encontro foi muito importante para ressaltar a importância das mães. A minha fornece o apoio total para o enfrentamento da doença, ela está sempre presente. Se Deus me permitir, também quero ter um filho algum dia”, afirma.

Além de cada paciente expor o sentimento de ser mãe, as participantes se emocionaram com as homenagens com fotos e vídeos dos filhos e netos. “O momento foi de expressar o sentimento de gratidão. Além disso, ser um espaço de integração entre as pacientes e os filhos para legitimar esta rede de apoio trazendo-os para o local de tratamento”, conclui Viviana.