outubro_rosa_foto1Já estão à venda, no Centro de Oncologia da Avosos, as camisas alusivas ao Outubro Rosa. O movimento, que é internacionalmente conhecido, remete ao laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama, bem como estimula a participação da população, empresas e entidades. Há três anos a Avosos participa do Movimento Outubro Rosa.

lorenaribeiroSegundo a gerente do Centro de Oncologia da Avosos, Lorena Ribeiro, o Outubro Rosa é um movimento de conscientização para sociedade, que visa esclarecer a importância da detecção precoce dessa doença. “Vale ressaltar ser o principal tipo de câncer que acomete as mulheres, sendo assim de fundamental importância o engajamento do Centro de Oncologia da Avosos para incentivar a necessidade do autocuidado na prevenção da saúde da mulher. A propósito, os cuidados com a saúde não devem estar restritos somente ao mês de Outubro, mas sim no decorrer do ano. Cuidar de si é a melhor prevenção”, alerta a profissional.

O valor adquirido com a venda das camisas será revertido às atividades da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sregipe. Para adquirir basta se dirigir à sede da Associação, localizada na rua Leonel Curvelo, 55, bairro Suíssa, em Aracaju. Informações: (79) 3212-4701 / 3212-4731 (Ascom).

Palestra

No próximo 14 de outubro, às 8h, no auditório da Universidade Tiradentes (Unit) – Farolândia, acontece o Bate Papo Rosa. O evento, realizado pelo Centro de Oncologia da Avosos, terá a seguinte programação: 8h – ´Direitos do paciente com câncer´(Dra Rafaela Macedo/SE) e 10h – ´Câncer não é escolha. Bom humor é´ (Flávia Maoli/RS). Para participar do evento basta doar uma lata de leite em pó, que será revertida às crianças e adolescentes assistidos pela Avosos.

A campanha

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O objetivo da campanha é levar informações à população. O mundo inteiro soma forças nesta luta e Sergipe não poderia ficar de fora desta iniciativa. É um alerta às mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.