SobopeA Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) realiza em Aracaju, nos dias 11 e 12 deste mês, o Fórum Regional de Política Pública em Oncologia Pediátrica. O evento acontece no auditório da Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe (Avosos), no período de 14h às 17h (dia 11) e de 9h ao 13h (dia 12). O evento é direcionado a instituições convidadas pela Sobope.

Durante o evento serão discutidos aspectos atuais que envolvem o tema “Oncologia Pediátrica”, com o objetivo de identificar dificuldades para o tratamento da criança e do adolescente com câncer. Além disso, o encontro visa aproximar os gestores estaduais das dificuldades encontradas em Sergipe.

Segundo a presidente da Sobope, Teresa Cristina Cardoso Fonseca, o Fórum pretende também diminuir a diferença de tratamento entre as regiões do Brasil e estabelecer políticas públicas que suportem condições adequadas para que “todas as crianças e adolescente com câncer no Brasil, independente de origem, raça, cor ou religião possam ter as mesmas condições de cura e qualidade de vida”.

Participam do Fórum Regional de Política Pública em Oncologia Pediátrica entidades representativas convidadas, tais como: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Secretarias municipais e estaduais de Saúde, Ministério da Saúde, Fundação Hospitalar de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), órgãos reguladores do município e do Estado, casas de apoio, Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc) e Instituto Ronald McDonald (IRM).

O primeiro dia do encontro vai reunir oncologistas pediátricos para discutir a situação real de dificuldade no tratamento do câncer pediátrico em Sergipe. No segundo dia serão apresentados às entidades representativas convidadas os resultados das discussões a respeito do tema. A sede da Avosos fica à rua Leonel Curvelo, nº 55, bairro Suíssa. Informações: (79) 3212-4731.