Com o objetivo de conscientizar sobre a existência do câncer em crianças e adolescentes e divulgar os sinais e sintomas da doença por meio de ações educativas e preventivas, a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e

Folder da campanha do Setembro Dourado

Folder da campanha do Setembro Dourado

Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – Coniacc – promove a Campanha Setembro Dourado.  Em Sergipe, a Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia em Sergipe – Avosos – realizará uma programação especial voltada para os pacientes assistidos de celebração à vida.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA – o câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil. No país, anualmente são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária. Entre os casos diagnosticados, muitos são encaminhados aos centros de tratamento com a doença já em estágio avançado.

De acordo com Daniella Amorim, Oncohematologista Pediátrica da Avosos, um dos maiores desafios para quem trabalha com o câncer infantojuvenil é o reconhecimento dos sinais e sintomas. “A criança ou adolescente com câncer ainda passa muito tempo para ser diagnosticado, pois os sinais e sintomas se confundem ao de outras doenças prevalentes na infância. O que trabalhamos é para que pais e profissionais de saúde possam ficar atentos para qualquer prevalência de sintomas e encaminhe o quanto antes o paciente a um ambulatório de triagem”, alertou a médica.

Atualmente, a ciência ainda não identificou fatores de risco para o câncer infantojuvenil. Por não existirem exames diagnósticos de triagem como medida preventiva, os sinais e sintomas são essencialmente importantes para o diagnóstico precoce. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são a leucemia, os tumores de sistema nervoso central e os linfomas.

Programação

Durante todo o mês, a entidade visitará instituições de ensino e Unidades Básicas de Saúde para divulgação dos sinais e sintomas, além de distribuição de laços dourados. Uma festa para comemorar os 15 anos de assistidas também fará parte das ações desenvolvidas pela entidade. A festa de debutantes acontecerá na próxima quinta-feira, 17, a partir das 19 horas, no Espaço Multieventos da Avosos. Já no dia 23, jogadores do confiança participarão de jogo solidário com jovens assistidos pela entidade em momento de integração. Na ocasião, a instituição também entregará medalha para ex-pacientes da entidade que já estão curados do Câncer. Os ingressos da partida serão trocados por 1 kg de alimento revertido para a Avosos.

 

ASCOM/AVOSOS