Cuidar bem da saúde dos funcionários também é uma meta priorizada pela AVOSOS. Na segunda-feira, 11 de maio, colaboradores da instituição participaram de um bate papo sobre a importância da prática regular de atividades físicas com o fisioterapeuta Sammir Vieira Melo. A ação integrou parte da programação do Projeto Bem Viver, iniciativa em que a entidade promove encontros mensais com os funcionários, além do acompanhamento nutricional para aqueles que estão com sobrepeso.

Quem participou da atividade no auditório da Associação, teve a oportunidade de aprender mais sobre a importância de adotar hábitos saudáveis como forma de prevenir doenças e conquistar mais saúde.  O fisioterapeuta Sammir Vieira Melo conduziu uma roda de conversa sobre os benefícios da atividade física regular. ‘’Abordei ações do dia a dia e o que realizo como forma de motivação para que os funcionários também possam iniciar a prática da atividade física. Para muitos, a atividade não é muito prazerosa, mas mostrei que existem alternativas como uma caminhada na praia, dança e andar de bicicleta. Como benefícios, destaco a melhoria no condicionamento físico e na qualidade de vida’’, enfatizou, destacando que antes de iniciar qualquer atividade é recomendada uma consulta com médico.

A nutricionista Marcelle Wanderley, uma das idealizadoras da iniciativa, explicou que o Projeto surgiu após os profissionais de saúde da instituição constatarem que parte dos funcionários estava acima do peso e com índices alterados  de colesterol, açúcares e  pressão arterial. “Com a avaliação dos resultados, resolvemos trabalhar diversos temas como obesidade, consumo de água, alimentos funcionais, dislipidemias, hipertensão além da qualidade de vida no trabalho”, ressaltou.

Para a obtenção de melhores resultados, o grupo também recebe orientações nutricionais. “Buscamos estimular os funcionários a se conscientizarem dos benefícios do consumo regular de frutas, verduras e raízes. Mostramos que o consumo constante de alimentos industrializados está ligado ao surgimento do sobrepeso e de outras doenças”, explicou a nutricionista.

A primeira fase do Projeto Bem Viver se encerrará em julho com a divulgação dos resultados obtidos durante o período de um ano da iniciativa.

Por Pedro Ivo Marques – Jornalista voluntário/AVOSOS

Projeto Bem Viver